Pular para o conteúdo principal

Grau de Púrpura Real

O Grau de Púrpura Real é conferido em reconhecimento a serviços dedicados e destacados de um Membro de Maioridade em prol da Ordem das Filhas de Jó. A intenção é reconhecer o MM que tem se dedicado a Ordem com capacidade acima e além do normal considerado como dever: uma destacada contribuidora da Ordem.

Sobre a indicação:
* Para ser indicada ao grau, um MM deve ter contribuído grandemente para o bem da Ordem ou de um Bethel específico;
* O MM deve ter aceitado uma indicação como membro do Conselho Guardião do Bethel e ter contribuído de forma destacada para o CGB acima e além de suas responsabilidades usuais no CGB.
* O trabalho como MM do Bethel não será considerado na seleção.
* Serviços prestados a outras instituições Maçônicas e para a comunidade em geral servirão apenas como material de apoio; o critério especifico é o serviço destacado pela Ordem.

Sobre a elegibilidade:
• A indicada deve ser Membro de Maioridade da Ordem Internacional das Filhas de Jó. No momento de sua indicação ela deve ter, pelo menos, 25 anos.

Sobre a indicação e seleção:
* A indicação deve ser feita pelos membros executivos do CGB sem o conhecimento da indicada.
* A indicação deve conter exemplos específicos do serviço prestado em prol da Ordem. Além da indicação, devem ser enviadas recomendações de quatro (4) adultos não relacionados a indicada, que tenham conhecimento em primeira mão de sua contribuição para a Ordem.
* Indicadas que tem estado com o Bethel por menos de quatro (4) anos requerem recomendação adicional de seu Bethel e/ou Jurisdição anterior.
* A indicação deve ser feita pelo Bethel de origem da indicada ou por um Bethel para o qual ela tenha contribuído com serviços destacados de forma a merecer a indicação.
* Os formulários completos de indicação e recomendações devem ser enviados para o Presidente do Comitê até 15 de Abril.

Sobre a seleção:
* Os membros do Comitê revisarão as indicações e recomendações. A maioria é necessária para aprovar (ou desaprovar) a indicação. A decisão do Comitê é final.
* A indicada e o CGB que a indicou devem ser notificados de sua seleção em (ou antes de) 15 de Maio pelo Chefe do Comitê.

Sobre a Conferencia do Grau:
* A selecionada deve comparecer a Sessão Anual do Supremo Conselho dentro de 3 anos de sua seleção para receber o grau.
* No caso de ser absolutamente impossível a selecionada comparecer a Sessão Anual do SC, outros arranjos para a apresentação do grau podem ser feitos pela Suprema Guardiã e o Comitê.
* Uma taxa referente ao medalhão deve ser paga pela família da selecionada, um Bethel, ou qualquer pessoa que o deseje. O pagamento deve ser feito ao Presidente do Comitê até 01 de Junho.

Outras informações e curiosidades:
* Por ocasião da Cerimônia, o MM recebe uma rosa, um certificado e o medalhão. No verso deste, é gravado o nome do membro, a data da Cerimônia e a Jurisdição da Sessão Anual do Supremo Conselho em que ela aconteceu.
* Os membros do Comitê são indicados pela Suprema Guardiã.
* É o Supremo Bethel que realiza a Cerimônia de Conferencia do Grau, e é supervisionado pela Guardiã do Supremo Bethel.

Essas informações podem ser encontradas na Constituição, nas "Leis e Regulamentos - Grau de Púrpura Real".

Comentários

Gabriella Souza disse…
Um dia eu recebo o Grau Púrpura Real, *____*

Postagens mais visitadas deste blog

O uso do Paramento

Compartilho aqui com vocês a reflexão que nossa irmã Semy proporcionou na lista nacional, que é o uso dos nossos paramentos, em especial com a nossas vestes. Segue abaixo o texto que a irmã Camila Prado publicou no jornal do Grande Bethel de Minas Gerais: Paramento: use, e não abuse Uma das coisas que mais chamam a atenção em uma Reunião das Filhas de Jó é a beleza dos nossos paramentos. Quem não fica encantado com as lindas vestes brancas trançadas com cordões, transformando as meninas em retratos parecidos com os de Anjos? E o que dizer das belas capas de veludo roxo e das coroas brilhantes as quais adornam as Filhas que compõem a tríade? Em um primeiro momento, ao visitante leigo, pode parecer que toda a beleza da roupa das Filhas de Jó é apenas um atrativo para as meninas em idade apta se interessarem pela Ordem. Porém, ao sermos iniciadas, descobrimos que o paramento traz em si profundos significados filosóficos e morais. Cada vez que utilizamos nossas vestes somos convidadas a re

Simbologia

Os símbolos são muito antigos e são conhecidos e compreendidos mesmo antes da construção das pirâmides. A Ordem Internacional das Filhas de Jó usa os símbolos encontrados nas páginas da Bíblia Sagrada para transmitir aos seus membros as virtudes pelas quais deverão se esforçar. O simbolismo religioso tem sido preservado através dos séculos e é merecedor de nossa consideração. Entretanto, existe um outro símbolo que os membros de nossa Ordem deverão considerar como uma obrigação que é o nosso Robe. Os membros de nossa Ordem são facilmente reconhecidos por seus Robes brancos, alguns com toques de púrpura real, porém a maioria das pessoas não conhece a significância de nossas vestimentas. O Robe possui um profundo significado para todas as Filhas de Jó, por todas as maravilhosas lições em suas dobras. A Veste do Bethel é usado não somente por ser um traje feminino no tempo de Jó, mas também por ser simbólico das qualidades dos altos ideais que uma Filha de Jó deve almejar. A Veste do Beth

Como Fundar um Bethel

É necessário organizar o grupo de adultos, Conselho Guardião, que irão trabalhar pelo Bethel. São necessários nove adultos (pelo menos um Maçom e uma mulher com parentesco maçônico) e 15 meninas entre 10 e 20 anos (incompletos). Os requisitos necessários para ser membro do Conselho Guardião e para ser Filha de Jó. Quando tiver o número mínimo de pessoas, deve ser preenchido os formulários 101 e 222 e enviar ao Supremo Conselho Guardião, em Nebraska, solicitando autorização para abrir o Bethel. O pedido de autorização de fundação custa R$ 75,00 (setenta e cinco Reais), pagos em dólar, cujo valor é calculado pela cotação corrente. Se for pago com cartão de crédito (que é a forma mais segura e fácil), há um custo adicional de 7% de taxa de serviço, o que resulta no total de R$80,63 (vale o mesmo comentário acima). Para o pagamento é utilizado um formulário de ordem de pagamento. Após conferir os dados e pagamento, o Supremo Conselho emite uma "Dispensation" (Dispensa), que é a a